Atividades do Curso Tecnologias naEducação: Reflexões Iniciais :
Unidade l :
Atividade l : Apresentação :Vamos nos conhecer?
Sou
Silvana Marne, professora do Ensino Fundamental menor, atualmente com
uma turma de 3º ano. Trabalho na E.E.E.F.Frei Martinho no bairro de Cruz
das Armas.
Tenho como palavra marcante , a ESPERANÇA, pois se ela não existir nos desanimamos. A esperança é que me impulsiona dia à dia a continuar nesta árdua missão, educar.
Apesar de toda falta de estrutura, existente principalmente nas escolas públicas estaduais, exerço minha profissão com compromisso e seriedade. Quando num mundo digitalizado em que vivemos nos deparamos sem acesso a internet ou sequer uma máquina de xerox,é de sentir , como dita a velha expressão popular "de mãos atadas". No entanto ,procuro vencer as dificuldades, usar o que temos disponível e fazer o melhor possível.
Pessoalmente, sou casada há 27 anos tenho três filhas.
Gosto de viajar mesmo para curtas distâncias e de sair com a família.
Intenciono com este curso aperfeiçoar meus conhecimentos e poder facilitar a aprendizagem dos alunos e alunas que estiverem cursando o seu ensino fundamental comigo.Espero poder ampliar meu círculo de amizade e juntos podermos aprender cada vez mais.
Tenho como palavra marcante , a ESPERANÇA, pois se ela não existir nos desanimamos. A esperança é que me impulsiona dia à dia a continuar nesta árdua missão, educar.
Apesar de toda falta de estrutura, existente principalmente nas escolas públicas estaduais, exerço minha profissão com compromisso e seriedade. Quando num mundo digitalizado em que vivemos nos deparamos sem acesso a internet ou sequer uma máquina de xerox,é de sentir , como dita a velha expressão popular "de mãos atadas". No entanto ,procuro vencer as dificuldades, usar o que temos disponível e fazer o melhor possível.
Pessoalmente, sou casada há 27 anos tenho três filhas.
Gosto de viajar mesmo para curtas distâncias e de sair com a família.
Intenciono com este curso aperfeiçoar meus conhecimentos e poder facilitar a aprendizagem dos alunos e alunas que estiverem cursando o seu ensino fundamental comigo.Espero poder ampliar meu círculo de amizade e juntos podermos aprender cada vez mais.
Atividade -1.1: Quem sou eu como professor e aprendiz:
Sou professora em atuação há quase 30 anos
e tenho vivenciado experiências, inegavelmente de extrema importancia
para minha reflexão.Experiências boas e más.Passei pela escola
tradicional, entrei na era de inovações em que metodologias nos eram
exigidas sem sequer nos dá tempo pra uma preparação. Era o famoso e
discutido "Construtivismo` que de certa forma nos veio imposto como a
grande transformação da educação. Em escolas desestruturadas,
professores despreparados , foi um verdadeiro corre-corre, deixando a
maioria da classe perplexa diante dessa nova realidade. Tratava-se do
mais "moderno` que havia, e pela desorganização em que foi lançado,
ficamos sem saber como atuar. O que era realmente aquela linha de
pensamento? Como colocá-la em prática?O que tínhamos de suporte para
transformar aquilo tudo em aulas? E como tudo na educação se faz o que é
melhor para o sistema , sem consultar professores que estão diretamente
ligados aos alunos, foi "se inventando` modismos, cada um que
aparecesse com uma idéia "boa` lhe era dada toda atenção e investimento.
E assim com o passar dos dias, o que pudemos assistir e acompanhar
efetivamente foi a educação tomando rumos cada vez mais difíceis.Então,
ser professor hoje, é complexo porque se optarmos pelas novas
metodologias nos deparamos com escolas sem ferramentas mínimas para o
mundo atual que é o acesso a informática , a internet e tendo como
material pedagógico principal o velho quadro de giz e aí se pergunta : -
Que contradição é esta? - Quem está sendo enganado? Dentro deste
contexto, vou atuando ,dando o meu melhor, pois não consigo ficar diante
das crianças ali, cheias de expectativas e colocar culpa no sistema, no
governador ou no secretário da educação. Naquele momento sou eu e elas,
e preciso firmar um compromisso com as mesmas.Daí que planejo minhas
aulas, preparo as atividades de acordo com o que é possível, com o que
está ao meu alcance.
Esta realidade porém não me faz esquecer da luta que tenho que travar por melhores condições de trabalho e por um salário digno. Afirmo que se tivesse meu trabalho bem pago, com um salário que me desse melhores condições de por exemplo pagar um bom plano de saúde, investir numa formação continuada ... seria muito mais dinâmica!!! Porque com uma qualidade de vida boa ,funcionamos muito melhor...
Esta realidade porém não me faz esquecer da luta que tenho que travar por melhores condições de trabalho e por um salário digno. Afirmo que se tivesse meu trabalho bem pago, com um salário que me desse melhores condições de por exemplo pagar um bom plano de saúde, investir numa formação continuada ... seria muito mais dinâmica!!! Porque com uma qualidade de vida boa ,funcionamos muito melhor...
Atividade 1.3- Leitura e reflexão sobre a questão de novas tecnologias de informação, para a inovação na educação, as tecnologias inovam o conhecimento. Hoje em
dia temos novas necessidades de conhecimento. O tipo de necessidade de
conhecimento é muito grande, e às vezes nos deparamos com as
dificuldades dos professores em adquirí-los . Devemos utilizar
tais tecnologias como novas ferramentas mais eficazes de produção de
conhecimento.
Atividade1.4: Fazer um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizados.
Na escola onde trabalho, temos os seguintes recursos televisão, aparelho
de som, aparelho de DVD, computadores (sem internet), telefones (sendo
um privado e outro telefone público instalado na sede da escola). Tais
aparelhos são utilizados conforme as necessidades, a televisão sempre é
utilizada como uma ferramenta para que possam ser assistidos vídeos
educativos, juntamente com a ajuda do aparelho de DVD; o som é utilizado
como suporte musical para atividades realizadas que exijam a
musicalidade. Os computadores não são utilizados.
PROINFO INTEGRADO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROTED – PROGRAMA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – JOÃO PESSOA- PARAÍBA
CURSO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
TUTOR: ANA MARIA DA SILVA MONTEIRO
E.E.E.Fundamental Frei Martinho
Cursista: Silvana Marne
Webquest:Alimentação, Higiene e Saúde.
1-Justificativa:
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
1-Justificativa:
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
2-Problemática:
A alimentação das crianças nos dias de
hoje é um fato preocupante, principalmente quando se trata do lanche
escolar, pois as mesmas preferem os salgadinhos, os doces... ao invés de
frutas que são mais práticas e muito mais saudáveis. Pensando nisto,
nós professoras ,resolvemos criar uma campanha na escola : Troque seu
salgadinho por uma banana. Troque seu docinho por uma laranja.
Pretendemos então proporcionar as crianças uma reflexão que leve as
mesmas a realmente se alimentarem de forma mais saudável.
3-Objetivos:
*Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
*Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
*Identificar os problemas causados pela ingestão de alimentos industrializados;
*Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
*Identificar os problemas causados pela ingestão de alimentos industrializados;
*Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
* Associar aos hábitos de uma boa higiene,uma alimentação mais saudável ;
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre os males que o excesso de sal,açúcar e massas causam ao organismo;
* Associar aos hábitos de uma boa higiene,uma alimentação mais saudável ;
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre os males que o excesso de sal,açúcar e massas causam ao organismo;
4-Desenvolvimento:
1-Utilização de fantoches representando personagens que comentem sobre a importância de uma boa alimentação;
2-Pesquisa sobre valores nutricionais dos alimentos;
3-Elaboração de cardápios;
4-Produção de murais;
5-Fixação de frases pelo corredor da escola sobre a substituição dos lanches industrializados por uma fruta.
5-Culminância:
Apresentação de músicas; Peças;
Produções de texto; exposição de todos os trabalhos desenvolvidos
durante a execução do projeto e um delicioso lanche coletivo com sucos
naturais, frutas variadas e salada.
6-Conteúdos integrados:
Linguagem escrita e oral:
*Linguagem oral;
*Reflexão sobre a linguagem oral e escrita;
*Contato com vários estilos de textos;
*Escrita espontânea;
*Escrita de textos pelo professor, produção de texto coletiva;
*Aquisição do processo de leitura e escrita;
*Linguagem oral;
*Reflexão sobre a linguagem oral e escrita;
*Contato com vários estilos de textos;
*Escrita espontânea;
*Escrita de textos pelo professor, produção de texto coletiva;
*Aquisição do processo de leitura e escrita;
Matemática:
*Situações problemas envolvendo noções de adição, subtração e divisão;
*Classificação e seriação;
*Operações simples (adição, subtração e divisão);
*Noção de tempo, (horas);
*Operações simples (adição, subtração e divisão);
*Noção de tempo, (horas);
*Sistema de numeração, ( noção de quantidade, sequência numérica);
Natureza e sociedade:
*Corpo e higiene;
*Órgãos dos sentidos;
*Alimentação e saúde;
*Vegetais;
*Nutrição e desnutrição;
*Hábitos de alimentação e higiene durante a história;
7-Avaliação:*Corpo e higiene;
*Órgãos dos sentidos;
*Alimentação e saúde;
*Vegetais;
*Nutrição e desnutrição;
*Hábitos de alimentação e higiene durante a história;
A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário