Eu

Sou uma jovem senhora, com exatos 47 anos bem vividos, professora por opção, mãe de três lindas filhas, esposa.
Acima de tudo amo a vida, procuro aproveitar todas as opotunidades que surgem na minha frente, vivo cada momento,principalmente ao lado da minha família.
Estou na área de educação, há muitos anos, 28. Trabalhei inicialmente na rede privada, mas logo assumi na rede pública após concurso ,e agora já me encontro em contagem regressiva para a aposentadoria.
Me satisfaço com a minha profissão apesar dos dissabores, da falta de reconhecimento, do descaso , da desvalorização... Acredito na educação como maior força de transformação de pessoas.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Atividade 4.4 - Planejando a produção de um documento multimídia


ESBOÇO VÍDEO
(Projetos de trabalho em sala de aula com integração das tecnologias ao currículo)
1.      Tema: Meio ambiente
2.      Recursos a serem utilizados na produção do vídeo;
Projeto, Fotos, Câmera digital, Computador e Internet
3.      Desenvolvimento (Elaborar o texto (fala) com os objetivos do projeto)
            Promover a reflexão sobre a interação do homem com a natureza;
            Demonstrar a responsabilidade humana quanto ao bem estar comum;
Incentivar o uso adequado dos recursos naturais para minimizar os problemas ambientais, sociais e econômicos.
4.      As experiências vivenciadas
Vídeos Biomas brasileiros da TV Escola
Passeio no Parque Arruda Câmera
Navegação e pesquisa na internet
Hipertexto coletivo sobre as relações entre os seres vivos.
Exposição das fotos da aula de campo.

5.      Resultados alcançados:
Reflexão sobre a interação do homem com a natureza e a responsabilidade humana quanto ao bem estar comum, Incentivando o uso adequado dos recursos naturais para minimizar os problemas ambientais, sociais e econômicos.
6.      Autores:
                    Miriam Rafael
                     Silvana Marne
                      Valdenice Ferreira

NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS ATIVIDADE 4.2


                  Eu tinha já tinha um conhecimento do Portal do Professor, e a Wikipédia, porém não sabia utilizar os recursos disponíveis, porém, com a participação no e-proinfo adquiri alguns conhecimentos básicos para ampliar a minha aprendizagem.
                  Visitei alguns sites onde encontrei vídeos, arquivos de som e imagem educacionais. Com a proposta desta atividade realizei uma pesquisa virtual, descobrindo que uma diversidade de materiais em forma de vídeo, imagem e som. Nos sites visitados encontrei sugestões educativas e importantes para nós educadores, basta um simples clique nos links para viajar pelo mundo virtual. Lembrando que é sempre importante adicioná-los em favoritos ou tomar nota a parte para que seja facilmente encontrado em posteriores utilizações. É uma navegação rica, a hora passa e a gente Pode-se aprimorar a qualidade profissional do corpo docente com este site, o qual aborta diversos assuntos. E os produtos e objetos que mais me chamaram atenção foram: Espaço de aula, Jornal do professor, sugestões de aula e atividades para diversificar e inovar. Esta atividade me mostrou como o site é superinteressante, dando a oportunidade de navegar e conhecer recursos como: vídeos, arquivo de áudio e animação. Podemos diversificar nossas aulas e criar novas propostas.
                                         Alguns sites visitados:

http//www.converta.com.br

http//www.baixaki.com.br

http//www.portaldoprofessor.mec.gov.br

http://smartkids.com.br

http://discoverykidsbrasil.com.br

http://dominiopublico.gov.br

http://www.lerecompreender.com.br

http://www.atencaoprofessor.com.br

http://www.cineduc.org.br

http://www.kinema.art.br

http://rived.mec.gov.br

Atividade 4-3 Leitura,reflexão e discussão sobre mídia-educação

                  
           Segundo o autor, Sílvio da Costa Pereira, a mídia começa a tomar grandes proporções de tal maneira que, atualmente, a escola, família, grupos sociais e meios de comunicações, são tidos como importantes espaços educativos e socializadores, uma vez que a sociedade contemporânea é vista como a “sociedade do conhecimento”.
               O autor destaca, ainda, sobre a importância de a escola ter que se adequar a uma gama de recursos midiáticos, existentes nos espaços extra-escolas e que também são utilizados por alunos e professores.

Diversas observações, realizadas pelo autor, em seu trabalho empírico, envolvendo o uso da mídia nas escolas de Florianópolis, também já foram e ainda são vivenciadas por nós que fazemos parte do grupo, são metodologias que os professores adotam, como por exemplo, a explanação de filmes na Tv, em seguida apresentam as estórias que são recontadas pelos alunos, numa Tv de papelão, confeccionada por eles mesmos, além do uso da rádio escola, que inclusive é utilizada de forma precária, sem orientações e na maioria das vezes sem objetivos.
                     Mas, o que nos chamou mais atenção, quanto ao uso das tecnologias, é que mesmo diante da infinidade de material midiático, ainda prevalecem barreiras, principalmente nas escolas públicas, onde há a necessidade de suporte e incentivo, no que diz respeito a cursos de cursos de capacitação de tecnologias na educação para o professor utilizar tais recursos, com mais segurança, quebrando definitivamente a barreira do medo e da segurança.


Portanto, faz-se necessário destacar sobre a importância das tecnologias, como ferramentas de criação, uma vez que irá permitir aos alunos e professores, o desenvolvimento de seus trabalhos, como por exemplo, apresentações de slide, rádio escola, pesquisas em Internet, tendo em vista que a utilização de tais ferramentas auxiliará na divulgação e comunicação, além de haver uma maior interação entre as escolas, constituindo-se num verdadeiro intercâmbio.
imagens:
www.google.com.br
 Cursista: Silvana Marne
                    

segunda-feira, 9 de julho de 2012