Eu

Sou uma jovem senhora, com exatos 47 anos bem vividos, professora por opção, mãe de três lindas filhas, esposa.
Acima de tudo amo a vida, procuro aproveitar todas as opotunidades que surgem na minha frente, vivo cada momento,principalmente ao lado da minha família.
Estou na área de educação, há muitos anos, 28. Trabalhei inicialmente na rede privada, mas logo assumi na rede pública após concurso ,e agora já me encontro em contagem regressiva para a aposentadoria.
Me satisfaço com a minha profissão apesar dos dissabores, da falta de reconhecimento, do descaso , da desvalorização... Acredito na educação como maior força de transformação de pessoas.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Curso de Tecnologias na Educação


Atividades do Curso Tecnologias naEducação:              Reflexões Iniciais :
Unidade l :
Atividade l : Apresentação :Vamos nos conhecer? 
      Sou Silvana Marne, professora do Ensino Fundamental menor, atualmente com uma turma de 3º ano. Trabalho na E.E.E.F.Frei Martinho no bairro de Cruz das Armas.
                      Tenho como palavra marcante , a ESPERANÇA, pois se ela não existir nos desanimamos. A esperança é que me impulsiona dia à dia a continuar nesta árdua missão, educar.
                      Apesar de toda falta de estrutura, existente principalmente nas escolas públicas estaduais, exerço minha profissão com compromisso e seriedade. Quando num mundo digitalizado em que vivemos nos deparamos sem acesso a internet ou sequer uma máquina de xerox,é de sentir , como dita a velha expressão popular "de mãos atadas". No entanto ,procuro  vencer as dificuldades, usar o que temos disponível e fazer o melhor possível.
                      Pessoalmente, sou casada há 27 anos tenho três filhas.
                      Gosto de viajar mesmo para curtas distâncias e de sair com a família.
                      Intenciono com este curso aperfeiçoar meus conhecimentos e poder facilitar a aprendizagem dos alunos e alunas que estiverem cursando o seu ensino fundamental comigo.Espero poder ampliar meu círculo de amizade e juntos podermos aprender cada vez mais.

Atividade -1.1:  Quem sou eu como professor e aprendiz:

      Sou professora em atuação há quase 30 anos e tenho  vivenciado experiências, inegavelmente de extrema importancia para minha reflexão.Experiências boas e más.Passei pela escola tradicional, entrei na era de inovações em que  metodologias nos eram exigidas sem sequer nos dá tempo pra uma preparação. Era o  famoso e discutido "Construtivismo` que de certa forma nos veio imposto como a grande transformação da educação. Em escolas desestruturadas, professores despreparados , foi um verdadeiro corre-corre, deixando a maioria da classe perplexa diante dessa nova realidade. Tratava-se do mais "moderno` que havia, e pela desorganização em que foi lançado, ficamos sem saber como atuar. O que era realmente aquela linha de pensamento? Como colocá-la em prática?O que tínhamos de suporte para transformar aquilo tudo em aulas? E como tudo  na educação se faz o que é melhor para o sistema , sem consultar professores que estão diretamente ligados aos alunos, foi "se inventando` modismos, cada um que aparecesse com uma idéia "boa` lhe era dada toda atenção e investimento. E assim com o passar dos dias, o que pudemos assistir e acompanhar efetivamente foi a educação tomando rumos cada vez mais difíceis.Então, ser professor hoje, é complexo porque se optarmos pelas novas metodologias nos deparamos com escolas  sem ferramentas mínimas para o mundo atual que é o acesso a informática , a internet e tendo como material pedagógico principal o velho quadro de giz e aí se pergunta : - Que contradição é esta? - Quem está sendo enganado? Dentro deste contexto, vou atuando ,dando o meu melhor, pois não consigo ficar diante das crianças ali, cheias de expectativas e colocar culpa no sistema, no governador ou no secretário da educação. Naquele momento sou eu e elas, e preciso firmar um compromisso com as mesmas.Daí que planejo minhas aulas, preparo as atividades de acordo com o que é possível, com o que está ao meu alcance.
                        Esta realidade porém não me faz esquecer da luta que tenho que travar por melhores condições de trabalho e  por um salário digno. Afirmo que se tivesse meu trabalho bem pago, com um salário que me desse  melhores condições de por exemplo pagar um bom plano de saúde, investir numa formação continuada ... seria  muito mais dinâmica!!! Porque com uma qualidade de vida boa ,funcionamos muito melhor...

Atividade 1.3- Leitura e reflexão sobre a questão de novas tecnologias de informação, para a  inovação na  educação, as tecnologias inovam o conhecimento. Hoje em dia temos novas necessidades de conhecimento. O tipo de necessidade de conhecimento é muito grande, e às vezes nos deparamos com as dificuldades dos professores em adquirí-los . Devemos utilizar tais tecnologias como novas ferramentas mais eficazes de produção de conhecimento.
 Atividade1.4:  Fazer um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizados.
 Na escola onde trabalho, temos os seguintes recursos televisão, aparelho de som, aparelho de DVD, computadores (sem internet), telefones (sendo um privado e outro telefone público instalado na sede da escola). Tais aparelhos são utilizados conforme as necessidades, a televisão sempre é utilizada como uma ferramenta para que possam ser assistidos vídeos educativos, juntamente com a ajuda do aparelho de DVD; o som é utilizado como suporte musical para atividades realizadas que exijam a musicalidade. Os computadores  não são utilizados.


                  
PROINFO INTEGRADO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROTED – PROGRAMA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – JOÃO PESSOA- PARAÍBA
CURSO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
TUTOR: ANA MARIA DA SILVA MONTEIRO
E.E.E.Fundamental Frei Martinho
Cursista: Silvana Marne
Webquest:Alimentação, Higiene e Saúde.

1-Justificativa:
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.

O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde
.
2-Problemática:
A alimentação das crianças nos dias de hoje é um fato preocupante, principalmente quando se trata do lanche escolar, pois as mesmas preferem os salgadinhos, os doces... ao invés de frutas que são mais práticas e muito mais saudáveis. Pensando nisto, nós professoras ,resolvemos criar uma campanha na escola : Troque seu salgadinho por uma banana. Troque seu docinho por uma laranja. Pretendemos então proporcionar as crianças uma reflexão que leve as mesmas a realmente se alimentarem de forma mais saudável.
3-Objetivos:
*Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
*Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
*Identificar os problemas causados pela ingestão de alimentos industrializados;
*Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
* Associar  aos   hábitos de uma boa higiene,uma alimentação mais saudável ;
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre os males que o excesso de sal,açúcar e massas causam ao organismo;
4-Desenvolvimento:
1-Utilização de fantoches representando personagens que comentem sobre a importância de uma boa alimentação;
2-Pesquisa sobre valores nutricionais dos alimentos;
3-Elaboração de cardápios;
4-Produção de murais;
5-Fixação de frases pelo corredor da escola sobre a substituição dos lanches industrializados por uma fruta.
5-Culminância:
Apresentação de músicas; Peças; Produções de texto; exposição de todos os trabalhos desenvolvidos durante a execução do projeto e um delicioso lanche coletivo com sucos naturais, frutas variadas e salada.
6-Conteúdos integrados:
Linguagem escrita e oral:
*Linguagem oral;
*Reflexão sobre a linguagem oral e escrita;
*Contato com vários estilos de textos;
*Escrita espontânea;
*Escrita de textos pelo professor, produção de texto coletiva;
*Aquisição do processo de leitura e escrita;
Matemática:
*Situações problemas envolvendo noções de adição, subtração e divisão;
*Classificação e seriação;
*Operações simples (adição, subtração e divisão);
*Noção de tempo, (horas);
*Sistema de numeração, ( noção de quantidade, sequência numérica);
Natureza e sociedade:
*Corpo e higiene;
*Órgãos dos sentidos;
*Alimentação e saúde;
*Vegetais;
*Nutrição e desnutrição;
*Hábitos de alimentação e higiene durante a história;
7-Avaliação:
A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.


 
                         
 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Proinfo - Unidade ll-
 Atividade 2.5



Entrar para o curso E-Proinfo não foi nada fácil. A falta de estímulo para nós professores está crescente.Salários nada condizentes, escolas mal estruturadas, violência, desrespeito... enfim...Fui assim meio sem coragem, interessada em adquirir um netbook... De início tive, e tenho até hoje sérias dificuldades com o sistema Linux, mas assim, meio lá ,meio cá acabei me envolvendo com o curso . Hoje já na unidade ll, me sinto realmente em formação continuada, com o estímulo e as orientações da Profª Ana Monteiro, consegui já uma grande evolução. A aprendizagem obtida tem compensado as questões negativas.
  A cada unidade é aquele corre-corre, reclamações sem fim , mas de acordo com a aplicação das aulas presenciais , logo as atividades vão sendo entendidas e desenvolvidas de forma tranquila. Me sinto útil quando posso ajudar as colegas com dúvidas, tento incentivar aquelas que de certa forma estão abandonando o curso e assim vou indo na certeza de que tudo que estou apreendendo vai ser muito bom para minha atuação em sala de aula.
   Espero ao fim do curso que a escola em que trabalho seja beneficiada finalmente com a regularização da sala de Informática e possamos realmente aplicar o que aqui estamos fundamentando.
Trabalhando em sala de aula , tema: "Ser Mulher"...